Quem está por trás da curadoria? 

Toda a curadoria do site é feita por apenas uma pessoa, eu mesma, Gabriela Freitas. Me formei em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi em 2019 e me dedico integralmente ao CuraModa desde então. Minha trajetória é bem solta, pois minhas únicas experiências profissionais se basearam em um estágio de 6 meses como consultora/vendedora, e em alguns "jobs" através de indicações de amigas. Em contrapartida, adquiri experiências e habilidades únicas nos projetos semestrais do curso, me conectei com diversos públicos e pautas, e compreendi a relação que devemos desenvolver entre Moda e Sustentabilidade. 

Em meio a essa liberdade de informação, conheci o mercado de Brechós e me identifiquei com uma área da Moda ligada aos meus valores. Sempre me interessei pela parte de pesquisa e criação, mas a confecção de fato nunca me conquistou, por isso encontrei nos brechós uma forma de desenvolver a minha carreira. Hoje trabalho diariamente com uma curadoria real graças aos conhecimentos e habilidades adquiridos dessa época. Para montar a seleção de peças do site observo as tendências, lifestyles e procuro estabelecer um diálogo com o público, para entender seus desejos e necessidades. 

A curadoria envolve horas de análise de peças entre um fornecedor e outro. Observo sempre os tecidos, modelagens, possíveis combinações e paleta de cores. A seleção também é diversa, pois conta com uma ampla gama de produtos que envolvem desde peças básicas e funcionais, até roupas com mais informação de Moda. Também invisto bastante no vintage, normalmente são peças com 20 anos, ou mais, indicadas com a etiquetas C.G.C, antigo CNPJ. Elas são um dos grandes focos, pois possuem tecidos de qualidade superior, modelagens perfeitas e sempre estão intactas. 

Outra categoria que invisto bastante no CuraModa é a de acessórios, apesar de recente, enxergo esses itens como ponto de partida para cativar novos clientes. O mercado de Brechós é recente no Brasil e muitas pessoas ainda não confiam totalmente nos produtos, por isso, oferecer peças diferenciadas no âmbito dos acessórios pode ser um ponto de partida para conquistar novos consumidores consicentes. Diferente das roupas, os acessórios envolvem poucas questões na hora da compra, por isso eles são um grande foco no processo de seleção. 

Apesar de determinar pré-requisitos durante a escolha, a curadoria tem vida. É um processo que oscila entre dias com muitos achados e dias com poucas peças interessantes, fator que torna tudo bem humano. Mesmo com as adversidades, é um trabalho desenvolvido diariamente focado em aumentar o ciclo de vida das roupas, sempre com o obejtivo de reduzir resíduos têxteis no mundo. 

Conheça a nossa seleção de peças e acessórios